
Oficina
"Viewpoints: tempo e espaço"
Com Gyl Giffony
Ator e encenador
Ainda no contexto do trabalho da mestra pioneira, Mary Overlie, é impossível precisar atualmente onde se originam essas ideias, os viewpoints, porque sempre estiveram e pertencem aos princípios naturais do movimento: tempo e espaço. Posteriormente ampliados por meio do trabalho de Anne Bogart e Tina Landau, os viewpoints são uma filosofia traduzida dentro de uma técnica para: (1) Treinar artistas; (2) Criar encenações; (3) Criar movimentos para a cena e o espaço cênico. Nesse sentido, a oficina propõe partilhar jogos para a tessitura de dramaturgias cênicas por atores, bailarinos e performers, trabalhando exercícios de treinamento para a “escuta extraordinária”; a consciência dos viewpoints de tempo e espaço (tempo/velocidade, duração, resposta sinestésica e duração; forma, gesto, arquitetura, relação espacial e topografia) e modos de composição.
Oficina gratuita
De 24 a 27 de maio de 2016, 9h às 12h
Local: Artelaria
(Av. da Universidade, 2642, altos, Benfica, Fortaleza)
Inscrições
Período de inscrições: 11 a 18 de maio de 2016
Divulgação dos participantes: 20 de maio de 2016
As inscrições para as oficinas serão realizadas através do email dramaturgir@gmail.com. Enviar nome completo, idade, endereço, email, telefone, breve currículo e a proposição escrita de um verbete de dicionário para o verbo “dramaturgir”.

Gyl Giffony
Ator, encenador, produtor e pesquisador nas áreas do teatro, organização da cultura e direitos culturais. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), tecnólogo em Artes Cênicas (CEFET, atual IFCE) e bacharel em Direito (UNIFOR). Paralelamente fez cursos, oficinas e intercâmbios com Grupo Cultural Yuyachkani (Peru), LUME Teatro (São Paulo), Ernesto Martínez Correa (Colombia), Grande Cia. Brasileira de Mysterios e Novidades (Rio de Janeiro), Sérgio de Carvalho (São Paulo), Antônio Guedes (Rio de Janeiro), Juliana Manhães (Rio de Janeiro), Pablo Assumpção (Fortaleza), Ângela Escudeiro (Fortaleza), entre outros. Também foi aluno da primeira turma da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes – Prefeitura Municipal de Fortaleza. Na técnica viewpoints, participou de treinamentos com Ernesto Martinez Correa (Colômbia) e Denise Stutz (Brasil), tem realizado aulas e treinamentos nessa técnica nos cursos de teatro que integra como professor e em alguns de seus processo criativos.
Em teatro, participou como ator das montagens “O Maligno Baal, o Associal” (direção de Ângela Moura), “Curtas n° 1” e “Aniversário de Casamento” (direção de Silvero Pereira), “O Guarani” e “O Mundo de Flora” (direção de Jadeilson Feitosa), “A Semente” (direção de Joca Andrade), “Metrópole”, em que atua também como encenador e "Esconderijo dos Gigantes" (direção de Andrei Bessa). Dirigiu ainda em 2014 a montagem “Prometeu”, do “Habitat de Atores – Núcleo para a tua ação”. Anteriormente, desempenhou a função de assistente de direção dos solos “As Rosas”, de Jacqueline Peixoto, e “Da Paixão Sobre Borboletas – Uma História Desconstruída”, de Murillo Ramos.
Em audiovisual, compôs o elenco dos curtas “Diante da Lei”, de Alysson Lacerda, e “Ninja Animal”, de Walmick Campos, tendo ainda realizado alguns vídeos publicitários.